EUA bombardeiam alvos no Estreito de Ormuz após Trump acusar Irã de violar cessar-fogo
A informacao chegou e merece atencao. Embarcações no Estreito de Ormuz , vistas de Musandam, Omã, 15 de junho de 2026 REUTERS/Stringer Os EUA realizaram bombardeios na região do Estreito de Ormuz nesta sexta-feira (26) em resposta ao que chamaram de "violação do cessar-fogo" por parte do Irã.
Importante mencionar que Estes são os primeiros ataques entre EUA e Irã desde que os dois países assinaram, no último dia 17, um acordo de paz inicial para colocar fim à guerra, iniciada no fim de fevereiro. O regime iraniano diz que houve ataquea a um píer na cidade de Sirik, na porção leste do estreito. ✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp Segundo o Comando Central das Forças Armadas dos EUA (CentCom), aeronaves americanas atacaram locais de armazenamentos de mísseis e drones iranianos, além de equipamentos de radar no litoral sul do país.
"A agressão injustificada de forças iranianas contra navios comerciais violou claramente o cessar-fogo. Além disso, a conduta perigosa do Irã comprometeu a liberdade de navegação, em um momento em que o fluxo comercial através desse corredor vital de comércio internacional é crescente", diz o comunicado do Comando Central. "As forças do CentCom continuam a coordenar a passagem segura e a prestar apoio a embarcações comerciais que transitam pelo estreito. As forças armadas dos EUA permanecem presentes e vigilantes para garantir que todos os aspectos do acordo com o Irã sejam respeitados, cumpridos e mantidos em pleno vigor." A ação ocorre horas depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusar o Irã de atacar navios que atravessam o Estreito de Ormuz. Fique de olho nas proximas publicacoes.
Conteudo agregado de fonte publica com reescrita editorial. Direitos autorais da materia original pertencem ao site de origem.



