Tetracampeão pela Alemanha é acusado de racismo por comentário sobre seleção africana na Copa do Mundo
Confira os detalhes que estao repercutindo. Para comentar a partida entre Alemanha e Costa do Marfim pela Copa do Mundo, no último sábado (20), o ex-jogador alemão Bastian Schweinsteiger afirmou, como comentarista da emissora pública ARD, que os marfinenses praticam um “futebol africano”, descrito por ele como “pouco ortodoxo”, “um pouco selvagem” e “talvez, às vezes, não tão marcado pela tática”, segundo o site alemão Deutsche Welle.
Alem disso, A declaração do ex-meio-campista gerou acusações de racismo e de reprodução de estereótipos coloniais. Saiba quem é Bianca Casemiro, irmã de jogador que virou destaque nas arquibancadas e conquistou torcida na Copa do Mundo Entenda: Cidade do México proíbe venda de álcool durante jogo contra a Tchéquia pela Copa do Mundo Schweinsteiger também afirmou que a Alemanha deveria estar preparada para um jogo que poderia se tornar “imprevisível em alguns momentos”. O ex-jogador, campeão mundial em 2014, no Brasil, ainda não comentou publicamente a repercussão das declarações.
O termo utilizado por ele foi a palavra “wild”, que pode ser traduzida como “selvagem” do alemão ou do inglês, mas que também pode assumir significados mais amplos, como rebeldia, irreverência ou descontrole em linguagem informal, segundo a mesma publicação. Ainda assim, a escolha da expressão provocou críticas por associar a equipe africana a características consideradas estereotipadas. Os comentários repercutiram na imprensa alemã, onde foi amplamente criticado. Em coluna publicada na revista Spiegel, o jornalista Philipp Awounou afirmou que termos como “selvagem” e “imprevisível” carregam estereótipos racistas e coloniais. Fique de olho nas proximas publicacoes.
Conteudo agregado de fonte publica com reescrita editorial. Direitos autorais da materia original pertencem ao site de origem.





