Abandono escolar no 1º ano do ensino médio cai 40% de 2024 a 2025, diz Censo
Confira os detalhes que estao repercutindo. Taxa de abandono escolar caiu no último ano Divulgação/ Governo do Maranhão A evasão escolar é historicamente um dos principais desafios da educação no Brasil: como garantir que os jovens, principalmente os de baixa renda, não desistam de estudar?
Segundo apurado, O maior gargalo está na “porta de entrada” do ensino médio, quando a inserção precoce dos jovens no mercado de trabalho faz as taxas de abandono atingirem o pico. Em 2015, 8,7% dos alunos do 1º ano não voltaram às salas de aula. Dez anos depois, esse percentual caiu para 2,2%, o menor da série histórica.
➡️É o que revelam os dados da 2ª etapa do Censo Escolar, divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em um ano, de 2024 para 2025, a taxa de abandono no início do ensino médio teve uma redução de mais de 40%: de 3,7% para 2,2%. Abandono escolar é quando um aluno está matriculado, mas deixa de frequentar as aulas ao longo do ano letivo. É o primeiro degrau em direção à evasão, fenômeno em que a criança ou o jovem nem chega a se matricular no ano seguinte — desvincula-se do sistema educacional. Continue acompanhando pra nao perder as novidades.
Conteudo agregado de fonte publica com reescrita editorial. Direitos autorais da materia original pertencem ao site de origem.



/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/9/Y/Kx3trDRqi8kWqJ3FA4IQ/aposentadoriamaiorengajamentosocial.jpg)

